Alguns dos filmes mais emblemáticos em que o talento de Rottuno (1923-2021) interveio, enquadrando o neorrealismo e não só na lista de realizadores de sucesso do cinema mundial, fazem parte da programação, segundo o perfil Cubacine no Facebook.
Este gênio da luz filmou obras-primas como “Amarcord”, do famoso cineasta italiano Federico Fellini, ou “O Leopardo”, do igualmente famoso Luchino Visconti, e recebeu uma indicação ao Oscar em 1979.
Em meados dos anos 50, Rottuno tornou-se um colaborador regular de Visconti, a quem considerava seu mentor, e trabalhou com ele em filmes como Rocco e seus irmãos e Noites brancas.
Afirmou que este mestre do cinema esteve sempre a meio caminho entre a realidade e a fantasia, e a dimensão expressiva do cinema e do teatro.
Com Fellini trabalhou em oito títulos: Satyricon, Roma, Amarcord, Casanova, Orchestra Rehearsal, o segmento “Toby Dammit” de Extraordinary Stories, The City of Women e And the Ship Goes.
Depois, nos Estados Unidos, assumiu títulos como The Naked Maja, estrelado pela estrela Ava Gardner e, em 1966, tornou-se o primeiro membro estrangeiro admitido pela American Society of Cinematographers.
Depois de uma carreira frutífera e premiada, Rotunno faleceu aos 97 anos em Roma, sua terra natal, e o mundo do cinema se despediu de um dos melhores diretores de fotografia da história, cujo trabalho transcendeu continentes e filmografias.
jf/dla / fav