Segundo o ministro, fevereiro passado foi o melhor mês da história da República Dominicana, com a chegada de 661.88 visitantes por via aérea e 252.435 em navios de cruzeiro.
Em termos de chegadas aéreas, disse ele, representou um aumento de 17% sobre o mesmo mês em 2022 e de 9% sobre fevereiro de 2019.
E por companhia de cruzeiro, o aumento foi de 116 por cento em relação a 2019 e quase 300 a mais do que em fevereiro do ano passado.
Também disse que até agora, em 2023, o país recebeu 1,8 milhões de visitantes, o que também é um número recorde.
De acordo com os números fornecidos à imprensa, a Colômbia continua a subir como cidade de envio turístico para o país, e tornou-se a segunda cidade mais importante de onde vêm os visitantes, só superada por Nova Iorque, enquanto os Estados Unidos, Canadá e Colômbia, nessa ordem, são os principais países de envio.
Da mesma forma, os destinos preferidos continuam sendo a província de La Altagracia (Punta Cana, Bávaro, Bayahíbe), Grande Santo Domingo e Puerto Plata.
A ocupação hoteleira foi de 82%, bem acima dos 75% de fevereiro de 2022, e em termos de voos comerciais foi a primeira vez em um segundo mês do ano que o número de voos comerciais ultrapassou cinco mil.
O aeroporto mais movimentado foi Punta Cana, seguido por Las Américas.
mem/ema/bm