O Ministério das Relações Exteriores instruiu a Missão Permanente do país junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York a responder ao conteúdo de duas cartas endereçadas pelo delegado de “Tel Aviv” ao presidente do Conselho de Segurança com o objetivo de atrapalhar as relações do Líbano com a Unifil e a entidade.
Por meio de nota, a diplomacia libanesa indicou que Israel busca implodir o clima positivo e o estado de relativa estabilidade criado pelo entendimento da demarcação das fronteiras marítimas, concretizado em 27 de outubro, sob a mediação dos Estados Unidos e a supervisão da ONU.
O Ministério reafirmou que as duas principais partes diretamente envolvidas no incidente de Al Aquibiyah, a Irlanda e as Nações Unidas, expressaram anteriormente seu apreço pela cooperação das autoridades libanesas.
Tanto a Unifil quanto o governo irlandês agradeceram às autoridades libanesas pela pronta ação judicial para investigar o incidente de 14 de dezembro, que causou a morte do soldado Sean Rooney.
A propósito, o Ministério das Relações Exteriores libanês alertou que as acusações israelenses nas duas cartas visam encobrir suas repetidas e diárias violações aéreas, terrestres e marítimas.
Da mesma forma, indicou o interesse da entidade inimiga em desviar a atenção de suas lacunas na expansão urbana da cidade de Ghajar, nos arredores da cidade de Al-Mari, e tentar anexá-la à força depois que a ocuparam em 2006.
Na ocasião, o Ministério renovou o apoio à Unifil para continuar com as tarefas e garantir a segurança de seu pessoal.
Ao mesmo tempo, chamou a atenção para o perigo de explorar o lamentável incidente no sul libanês para distorcer a relação com o comando internacional, seu reconhecimento e adesão à missão, segurança e estabilidade no país.
Na ocasião, o Líbano reafirmou seu total compromisso com a resolução 1701 do Conselho de Segurança de 11 de agosto de 2006, bem como com todas as suas disposições e regulamentos internacionais.
Em meados de dezembro, um veículo da unidade irlandesa da Unifil se envolveu em um acidente de trânsito na cidade de Al Aquibiyah, próximo a Saida, após moradores libaneses protestarem contra a rota diferente da patrulha.
A Unifil foi estabelecida no Líbano em 1978 para confirmar a retirada de Israel do sul e restaurar a paz; além de auxiliar o governo na segurança de suas fronteiras e outros pontos para impedir a entrada sem consentimento de armas ou material correlato.
mem/yma/hb