O ministro cubano, em nome do grupo 77+ China, defendeu o direito dos PMA para receber assistência internacional, especialmente das nações mais desenvolvidas.
Ele também reafirmou o compromisso da maior das Antilhas com a PMA para ajudar a superar os obstáculos ao seu desenvolvimento sustentável, de modo que nenhum dos membros deixados para trás.
Também na qualidade de chefe da delegação cubana que participa do encontro, denunciou o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem a seu país há mais de seis décadas.
Para a Organização das Nações Unidas, esta reunião, que foi adiada duas vezes durante a pandemia, é uma oportunidade única para acelerar o desenvolvimento sustentável nos locais onde a ajuda internacional é mais necessária e aproveitar todo o potencial dos países menos desenvolvidos ajudando-os a avançar no caminho para a prosperidade.
Presidentes e ministros de 33 países participam africanos e 12 da Ásia-Pacífico, Haiti e Cuba que representa o grupo de 77 mais a China, como presidente pro tempore.
A categoria LDC foi oficialmente estabelecida em 1971 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para atrair apoio internacional especial para membros mais vulneráveis e desfavorecidos
mem/mpp/ls