15 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Hugo Chavez está mais vivo na Venezuela, América Latina e no mundo

Hugo Chavez está mais vivo na Venezuela, América Latina e no mundo

Caracas, 6 mar (Prensa Latina) A convicção de que o Comandante Hugo chavez (1954-2013) é hoje mais vivo na Venezuela, América Latina e no mundo, foi patenteado aqui durante as comemorações de 10 anos após sua partida física e semeadura.

A obra literária “Os mortos que matas gozam de boa saúde” cumpre plenamente o Líder bolivariano porque suas ideias, pensamento e ação ainda está em vigor e presente em milhões de pessoas, que o admiram e Falam dele no presente, nunca no passado.

A presença de mais de uma centena de intelectuais e produtores de cerca de 60 países em todos os continentes, de presidentes e ex-presidentes da Encontro Mundial pela Vigência do Pensamento Bolivariano de Chávez no século 21, falou do quanto é amado e admirado.

Foi também expressão daquele amor infinito, que se semeia e cultiva, o sentimento das centenas de milhares de venezuelanos que saíram às ruas de Caracas no dia anterior e outras cidades do país para expressar o profundo carinho de seu filho por um pai.

Dados revelados pelo embaixador de Caracas em Havana, Adán Chávez, demonstrou esse carinho pelo “nosso Eterno Comandante”, dizendo que este ano triplicaram, em relação ao ano passado, as pessoas que foram ao Cuartel de la Montaña, onde repousam seus restos mortais, para prestar-lhe homenagem.

Exatamente às 4h25 da tarde, hora de dor antes de sua partida, naquele 5 de março, e na presença de toda a sua família, ouviu-se ontem um tiro de canhão por lealdade e em memória de Chávez.

O ponto culminante do dia comemorativo foi encenado no Teatro Teresa Carreño, em Caracas, os líderes latino-americanos que o acompanharam em seus esforços, lutas e vitórias.

Em nome de seu irmão Fidel e do povo cubano que o amou como pai e irmão, o líder histórico da Revolução Cubana, Raúl Castro, ratificou que o homenagem de Cuba e seu povo para Hugo chavez vai acompanhá-lo e sigui-lo sempre.

Assegurou que “Cuba foi e estará ao lado do povo venezuelano, ao lado de Maduro e da União Cívica Militar do Povo Bolivariano e chavista “.

Primeiro Ministro de São Vicente e as Granadinas e Presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe, Ralph Gonsalves, enfatizou que Chávez morreu invicto e o imperialismo não conseguiu conquistá-lo, nem a morte, “por isso ainda está vivo”, afirmou.

Ele ressaltou que quando o chamamos de “Comandante Eterno” não é pura retórica, é objetivo e significa que suas idéias, sua vida e exemplo ainda estão conosco, vivem em nós e entre nós.

Gonçalves afirmou que seus inimigos, tanto de fora quanto de dentro, não podem mudar ou alterar as imensas conquistas alcançadas por seu povo e seu país. O comandante e O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enfatizou que Chávez é a síntese das lutas travadas pelos povo venezuelano desde que chegaram os primeiros invasores, até que a vitória foi finalmente alcançada por meio de eleições.

“Todos nós precisamos de Chávez”, considerou, e destacou que (Augusto César) Sandino é filho de Simón Bolívar, assim como Fidel (Castro) é filho de (José) Martí e Hugo chavez é o menino mais jovem dos filhos de El Libertador.

O primeiro-ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit, afirmou que teve muitas oportunidades de falar com Chávez e reconheceu que “para mim não é morto, vive entre nós”

O governante caribenho condenou as injustas sanções ilegais impostas ao governo e povo da Venezuela, e certificou que Maduro é o Presidente Constitucional da República Bolivariana.

Aos que não querem reconhecê-lo “o problema é deles, porque as forças progressistas o reconhecem como presidente legítimo e constitucional”, declarou.

Maduro enfatizou que se Chávez semeou algo é que a vida de um revolucionário deve ser de alegria, de enfrentar as dificuldades, os cenários, por mais terríveis que sejam, sempre com um sorriso e fé depositada nele pessoas, para confiar acima de qualquer coisa.

Se aplicamos a fórmula de Hugo Chavez nesses 10 anos, tem sido mobilizar e ativar a força do povo em todas as conjunturas, enfatizou.

npg/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES