A unidade estava acondicionada com piso duplo com estrutura metálica, e ventiladores, mas mesmo assim, sem condições e com grande perigo para os viajantes lotados, acrescentou.
O INM, em coordenação com a Agência de Investigação Criminal da Procuradoria-Geral da República (FGR), realizou a operação de resgate e apontou que o trailer foi abandonado com sua carga humana na rodovia Cosamaloapan-La Tinaja, no estado de Veracruz.
Os ocupantes são de nacionalidade centro-americana e equatoriana, incluindo cerca de 28 pessoas de várias famílias da Guatemala e El Salvador.
A nota explica que o caminhão foi localizado sem motorista, que aparentemente fugiu e os deixou trancados na carroceria à própria sorte, que usavam pulseiras coloridas como forma de identificação.
Os menores desacompanhados, bem como os que integrem os núcleos familiares, permanecerão sob a tutela do Sistema Estadual de Desenvolvimento Integral da Família, e os idosos iniciarão o procedimento administrativo para definição de sua situação jurídica em território nacional.
O INM subscreve o seu compromisso com uma migração segura, ordenada e regular, com respeito e salvaguarda dos direitos de quem entra e transita pelo
território nacional.
mgt/lma/ls