11 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frente Ampla chama o governo uruguaio por causa do caso Astesiano

Alejandro-Astesiano

Frente Ampla chama o governo uruguaio por causa do caso Astesiano

Montevidéu, 7 mar (Prensa Latina) O caso do ex-chefe da segurança presidencial Alejandro Astesiano é agora o esquema de corrupção mais importante no Uruguai desde o fim da ditadura, de acordo com a Frente Amplo.

Isto é de acordo com uma declaração de seu Grupo de Trabalho divulgada aqui hoje, que responde a um áudio da promotora da investigação, Gabriela Fossati, que diz que o caso Astesiano nunca chegará a sua conclusão por causa de obstáculos e “pedras” de instituições estatais.

O caso envolve a perseguição de senadores, monitoramento de estudantes do ensino médio, tráfico de influência, uso de dispositivos de segurança para fins particulares, falsificação de documentação para a concessão de passaportes, entre outros crimes, enfatiza a declaração.

Sublinha que Astesiano foi acusado de corrupção e de fazer parte de uma associação criminosa que operava a partir da própria Torre Executiva, a sede do escritório presidencial, sobre a qual ainda há muito a ser elucidado.

Através de um acordo de pleito entre Fossati e a defesa, Astesiano foi condenado em um julgamento abreviado a quatro anos e meio de prisão.

Entretanto, a Frente Ampla considera que as declarações do Ministério Público colocam em questão a cooperação que o Poder Executivo é obrigado a prestar como auxiliar do Ministério Público.

Reiteramos nossa exigência às autoridades de estabelecer as responsabilidades políticas que permitiram que esses eventos ocorressem, uma vez que, até o momento, apenas os policiais foram afastados, conclui a nota.

lam/ ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES