Segundo a instituição cultural, o encontro vai fomentar o diálogo em torno da prolífica obra da escritora, dramaturga, tradutora e ensaísta estadunidense de ascendência mexicana, cuja obra se centra em temas como o racismo, a xenofobia, o classismo e o feminismo.
O evento contará com a presença de Luisa Campuzano, diretora do Programa de Estudos Femininos da instituição anfitriã, e Jane Hseu, que atua como chefe do departamento de inglês da Universidade Dominicana, detalha o site da entidade anfitriã.
Da mesma forma, aponta que a jornada inclui uma leitura poética com textos assinados por Castillo, como o poema El legado de Coatlicue (Para as discípulas), cujos versos evocam a violência de gênero e o papel social da mulher, ao mesmo tempo em que reafirmam seu pensamento feminista .
Seu currículo registra peças elogiadas pela crítica especializada como o romance Sapogonia, eleito um dos livros notáveis do ano pelo New York Times, além de títulos narrativos Letters, So Far From God, Peel My Love Like an Onion, Watercolor Women, The Guardians, Give It to Me New York, entre outros.
Editora da revista artística e literária La Tolteca, ela possui vários prêmios e condecorações, como o American Book Award da Before Columbus Foundation e os louros Carl Sandburg e Mountains and Plains Booksellers.
lam/lbl/hb