Liderados pelo ministro de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, eles se reuniram com uma representação dos colaboradores cubanos que trabalham em um hospital de Durhan.
Lá receberam uma explicação sobre o trabalho que estão a desenvolver na fase de regresso à normalidade após a pandemia de Covid-19.
Através de sua conta no Twitter, Malmierca destacou o alto espírito de trabalho e solidariedade do pessoal de saúde da maior das Antilhas.
Ele também visitou um novo e moderno hospital na cidade catari de Tanbak, onde trabalha um grupo de médicos da Ilha, e espera-se que 80% do pessoal de saúde dessa instituição seja cubano.
Durante os tempos difíceis da Covid-19, 52 médicos, 292 enfermeiros e dois graduados em tecnologia da saúde de 15 províncias do país caribenho chegaram ao território catari.
Naquela época, os integrantes do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Desastres e Epidemias Graves “Henry Reeve” realizaram 836.855 procedimentos, atenderam quase 154.000 pacientes e salvaram 3.411 vidas.
Cuba e Qatar acumulam mais de três décadas de relações diplomáticas ininterruptas e sua cooperação é evidente tanto no campo das relações bilaterais quanto nos foros multilaterais.
mem/mpp/cm