A Índia é uma terra diversificada de culturas e tradições onde este feriado é celebrado com muito júbilo e alegria e as pessoas se untam com cores naturais, trocam saudações e saboreiam doces para a ocasião.
Comemorado com o lançamento de muitas cores secas, balões e pistolas de água, o festival começa na noite de Purnima (dia de lua cheia) no mês de Falgun.
Os foliões saem às ruas, dançam músicas populares e as crianças jogam balões de várias cores.
Na mitologia, este festival é celebrado como “Holika Dahan” ou “Choti Holi” na primeira noite, seguido de uma grande festa no dia seguinte e é um dia para passar com amigos e familiares.
Durante o dia as pessoas celebram o Holi com cores e à noite demonstram amor, respeito e gratidão aos seus entes queridos.
O ritual consiste em acender uma fogueira um dia antes, pois significa a vitória do “bem sobre o mal”, e as pessoas também o consideram a despedida dos dias de inverno e as boas-vindas ao verão.
O presidente do país, Draupadi Murmu, cumprimentou a nação por ocasião do feriado, chamando Holi de um festival de afeto e fraternidade em uma mensagem, dizendo que simboliza as cores vibrantes e a harmonia da sociedade diversificada do país.
A cidade de Mathura é muito famosa por seu Holi e muitas pessoas visitam esta cidade conhecida por ser o local de nascimento do Senhor Krishna, um dos muitos avatares (encarnações) do deus Vishnu e as pessoas se divertem brincando com flores e cores durante os nove dias do festival.
Em Barsana é celebrado o “Lath Mar Holi”, onde as mulheres têm a tradição de espancar os homens com paus enquanto eles se protegem com escudos.
Um dos lugares mais populares para celebrar o Holi é Udaipur, onde os habitantes locais vestem roupas tradicionais do Rajastão e se revezam em torno de fogueiras, dançam e cantam canções folclóricas tradicionais, seguido de um suntuoso jantar e fogos de artifício.
No estado indiano de Punjab, os membros da religião sikh celebram o Holi em seu próprio estilo e o chamam de “Olá Mohalla”.
Os habitantes locais festejam em voz alta seguindo a tradição e também mostram as suas artes marciais, especialmente a “kushti”, e servem deliciosos halwas, puris, gujias e malpuas.
Em Bengala Ocidental, o Festival das Cores é celebrado como “Dol Jatra” com canções e danças, e no sul do país, o deus hindu do amor, Kamadeva, é adorado.
No estado montanhoso de Uttarakhand, no norte, Kumaoni Holi é celebrado com cantos clássicos de ragas, numa época em que as famílias indianas preparam doces como thandai, gujiya, malpua e dahi vada, que são especialmente apreciados pelas crianças.
oda/abm / fav