Em uma reunião com a embaixadora cubana no Laos, Enna Viant, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, professoras do departamento espanhol daquela instituição indicaram que a superação da discriminação de gênero em todas as suas expressões é um objetivo plenamente alcançável se for acompanhada da vontade política necessária.
Hoje, disseram, é um dia de reconhecimento para as mulheres, cuja luta e esforços ao longo dos anos nos permitiram viver em uma sociedade mais livre e igualitária.
Os professores lembraram algumas das considerações feitas pelo Herói Nacional Cubano, José Martí, sobre as mulheres que têm um significado e uma relevância especiais.
Em um artigo publicado no jornal Patria em 29 de abril de 1893, Martí destacou, resumindo a importância que atribui à presença da mulher em qualquer obra humana que nada perdura sem a graça da mulher, que instintivamente discernem a verdade e a precedem, disseram.
Mais tarde, o herói da independência declarou que sem o sorriso dela não há a glória completa do homem, antes de enfatizar que as campanhas do povo só são fracas quando o coração da mulher não é alistado nelas, mas quando ela incentiva, aplaude e unge o trabalho com o mel de seu afeto, ele se torna invencível.
Por ocasião da reunião, realizada na sede da missão diplomática cubana aqui, a embaixadora também recebeu um buquê de flores e felicitações calorosas enviadas pelo Presidente da Suprema Corte Popular do Laos, Viengthong Siphandone.
oda/mpm/bm