Os quase 3.000 deputados presentes na sessão anual da legislatura ratificaram o presidente como chefe da Comissão Militar Central.
Xi ocupa estes dois cargos há 10 anos e também é secretário geral do Partido Comunista da China (PCC) desde 2012.
Na sexta-feira, Han Zheng também foi escolhido como vice-presidente do país, Zhao Leji como chefe do Parlamento e os 14 vice-presidentes do Comitê Permanente da 14ª Legislatura.
Após a votação, Xi e os outros líderes juraram fidelidade à Constituição chinesa.
Dentro de algumas horas o órgão de consulta política realizará uma votação para selecionar seus principais líderes e neste fim de semana o novo Primeiro Ministro também será nomeado entre Li Qiang, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi, que compõem o Bureau Político do Comitê Central do PCC.
Por outro lado, os deputados aprovaram um plano de reforma para as instituições do Conselho de Estado (Gabinete), após sua apresentação e discussão durante os últimos três dias.
Desde o último fim de semana, o conclave parlamentar tem funcionado paralelamente ao do órgão consultivo para definir o curso socioeconômico do país a curto e médio prazo.
Os dois órgãos também discutem iniciativas para abordar várias questões, tais como os desafios resultantes das baixas taxas de natalidade e o envelhecimento da população.
jcm/ymr/bm