O funcionário do ICAP destacou os laços históricos de amizade entre os povos dos dois países, assim como as expressões de solidariedade recebidas durante sua estada na Índia e exortou a uma maior cooperação nas áreas econômica e comercial.
“Cuba está experimentando um aumento significativo de micro, pequenas e médias empresas e esta é uma área que oferece uma grande oportunidade para projetos de colaboração com amigos na ilha”, explicou ele.
Bhattacharya disse durante a reunião que o povo cubano mostra ao mundo um modelo de construção do socialismo que inspira movimentos populares em todo o mundo a lutar contra as injustiças sociais.
“A luta dos cubanos por sua independência e sua resistência ao bloqueio americano é apreciada em toda a Índia”, frisou o ativista comunista indiano.
As figuras de Ernesto Che Guevara, Fidel Castro e Hugo Chávez são muito reconhecidas na Índia, disse Bhattacharya na reunião realizada na embaixada de Cuba em Nova Delhi, que também contou com a presença do membro do Comitê Central do Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Libertação Sucheta De e da diplomata cubana Malena Rojas.
A delegação indiana expressou esperança na força do povo cubano diante da investida imperial americana e informou o lado cubano sobre os resultados do recente 11º Congresso da organização política.
Gaute também abordou a situação atual em Cuba e sua luta contra o bloqueio econômico genocida imposto há mais de seis décadas pelo governo norte-americano em sua busca para destruir a revolução cubana.
O diretor do ICAP fez referência à nova Constituição da ilha, que amplia todos os direitos dos cidadãos, ao mesmo tempo em que destaca o crescente papel das mulheres e dos jovens na esfera política nacional e detalha o escopo do novo código de família, que avança para a eliminação de várias formas de discriminação na sociedade.
A próxima Assembleia Nacional de Cuba será 62 por cento renovada, 55 por cento de seus membros serão mulheres e haverá um aumento considerável na representação dos jovens no legislativo, disse.
mem/abm/bm