O encerramento das conversações terá lugar no antigo Colégio de San Ildefonso, onde está prevista uma conferência de imprensa para informar sobre o andamento deste ciclo de diálogos, informou o jornal local La Jornada.
Junto com Márquez, que participará como convidado e representante do Executivo do presidente Gustavo Petro, estará também o chanceler do México, Marcelo Ebrard.
O governo desse país e o ELN declararam esta semana que conseguiram “avanços substanciais” na Mesa Redonda para as Conversações de Paz, iniciada em fevereiro passado nesta cidade e que em breve continuará em Cuba.
Cuba aceitou o pedido oficial do Executivo da Colômbia e do ELN para celebrar em Havana o terceiro ciclo da Mesa Redonda de Negociações de Paz entre essas duas partes, informou o Ministério das Relações Exteriores da ilha caribenha no dia 8 Conforme confirmado pelo presidente Miguel Díaz
– Canel Bermúdez, em 12 de agosto de 2022, durante a reunião realizada em Havana com o Ministro de Relações Exteriores e Paz da Colômbia, Álvaro Leyva; o Alto Comissário para a Paz da Colômbia, Iván Danilo Rueda; e o comandante Pablo Beltrán do ELN, Cuba fará todos os esforços pela paz na Colômbia, acrescentou o comunicado.
Por isso, indicou, Havana mantém sua disposição de continuar como avalista e sede alternativa da Mesa de Diálogos de Paz.
mgt/mpv/ls