Durante o penúltimo dia da sua sessão anual, os deputados aprovaram por maioria de votos a nomeação de Li como chefe do Conselho de Estado (Gabinete), de onde irá gerir os assuntos económicos do país.
O presidente de 63 anos agora ocupa esse cargo depois de se juntar a Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi no Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) em outubro passado.
Durante a sua carreira foi secretário do partido na província oriental de Zhejiang e no município de Xangai, ambos posicionados entre os mais importantes centros económicos e produtivos do gigante asiático.
Li dará na próxima segunda-feira uma conferência de imprensa perante os meios de comunicação nacionais e estrangeiros sobre as projeções de trabalho do Governo para acelerar a recuperação, impulsionar o crescimento e ultrapassar problemas como os desafios resultantes da baixa natalidade e do envelhecimento da população.
Também no sábado, a legislatura escolheu Zhang Jun como presidente do Supremo Tribunal Popular, Ying Yong foi eleito procurador-geral da Suprema Procuradoria Popular e Liu Jinguo é o diretor da Comissão Nacional de Supervisão, o órgão anticorrupção do país.
Os quatro funcionários juraram fidelidade à Constituição e o presidente Xi Jinping assinou a portaria ratificando-os em seus respectivos cargos.
O Parlamento concluiu assim a renovação de altos funcionários do Estado depois de reeleger Xi como governante da China e presidente da Comissão Militar Central.
Ele também nomeou Han Zheng como vice-presidente da nação, Zhao Leji como chefe da Assembleia e os 14 vice-presidentes do Comitê Permanente da 14ª Legislatura.
Desde o último fim de semana, o conclave parlamentar decorre em paralelo ao do órgão consultivo para definir os rumos socioeconómicos do país a curto e médio prazo.
Dentro de algumas horas os conselheiros encerrarão sua reunião anual e a Assembleia o fará amanhã, o que encerrará o período aqui conhecido como Duas Sessões.
ro/ymr/ans
PL-21
2023-03-11T03:52:46