O número de pessoas infectadas desde janeiro de 2020 pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador dessa doença contagiosa, aumentou para 44.690.492 no país.
O número de mortos devido a esta infecção subiu para 530.781, com mais uma morte relatada pelo estado de Kerala, no sul.
A taxa nacional de recuperação dos pacientes com Covid-19 é de 98,80% e até agora há 44.156.093 pessoas curadas da infecção.
Os atuais pacientes com Covid-19 totalizaram 3.618, segundo dados oficiais.
O Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar está preocupado com o aumento da taxa de positividade da Covid-19 em alguns estados do país em meio ao boom de casos do subtipo H3N2 da gripe sazonal.
As autoridades de saúde exortaram todos os estados e territórios indianos a avaliar a prontidão dos hospitais, incluindo a disponibilidade de medicamentos, oxigênio medicinal e cobertura de vacinação contra influenza e o vírus Covid-19.
O secretário de saúde, Rajesh Bhushan, disse que, apesar do baixo número de novos casos e internações e dos avanços significativos em termos de cobertura vacinal, é preciso permanecer vigilante e focar na estratégia de testar, monitorar, tratar, vacinar e manter um comportamento adequado em face à pandemia.
Desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado, a gripe A (H3N2) vem aumentando, segundo especialistas.
Crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidades são vulneráveis ao H1N1, H3N2, adenovírus e outros patógenos.
Embora a maioria desses agentes geralmente cause doença leve, em alguns casos, principalmente em idosos, obesos e outras comorbidades, bem como em mulheres grávidas, eles podem desenvolver uma manifestação mais grave com necessidade de hospitalização.
A declaração veio depois que a Índia registrou suas duas primeiras mortes por gripe sazonal H3N2.
jha/abm/cm