Organizada em conjunto com a Fundação Caguayo, a exposição está em processo de montagem e estará aberta ao público da próxima sexta-feira, 17 de março, até 21 de maio de 2023.
A exposição é composta por uma seleção de peças do mais recente catálogo do Prémio Nacional de Arte 2021 e líder do projeto dedicado à promoção da cultura e ao resgate da identidade, através do desenvolvimento das artes monumentais e aplicadas.
“É o meu mundo interno, uma espécie de viagem pela minha vida no sentido mais íntimo. É o que consigo voltar depois de todos esses processos de assimilação do ambiente, preocupações, perguntas que às vezes ficam sem resposta”, disse o criador de seu site oficial.
Da mesma forma, a plataforma destaca que o projeto vai bater à porta do universo cultural e pessoal de Lescay, ao mesmo tempo em que confirma a percepção de que a artista não se enquadra em escaninhos de estilos ou gêneros.
“O professor junto com sua equipe e os trabalhadores das Belas Artes estão nos preparativos para aquela que será uma das exposições mais importantes de sua vida. Intervimos então no caminho infinito do mistério do gênio criativo”, disse o organizadores anunciaram.
Capaz de transformar sonhos, histórias e figuras em esculturas, gravuras, pinturas e desenhos, Lescay tem um currículo de mais de 70 exposições pessoais e igual número de mostras coletivas ao longo de quase cinco décadas.
Destacam-se na sua obra obras escultóricas monumentais e um interesse constante em estimular o público, fora dos ambientes especializados, de modo a manter um diálogo com as peças.
A sua formação profissional inclui os graus de educação artística na especialidade de pintura em 1968, de Escultura na Escola Nacional de Arte (1973) e o de Mestre em Arte na Academia Repin de Escultura, Arquitetura, Pintura e Gráfica de São Petersburgo ( 1979).
Uma de suas maiores contribuições para a cultura da ilha é a Fundação Caguayo, fundada há 25 anos, que “estimula a integração entre escolas de arte, design e arquitetura, como um ponto de encontro onde convergem espaços teóricos e de produção” .
Suas obras incluem o conjunto arquitetônico da Praça da Revolução Antonio Maceo, o monumento Cimarrón e o inspirado na Mãe da Pátria Mariana Grajales, além de esculturas de pequeno formato e séries pictóricas que foram exibidas em prestigiadas galerias e museus de todo o mundo. .
jcm/lbl/jd