Petro explicou durante sua participação no programa da presidência da Colombia Hoy que a América do Sul é a área com maior potencial para energia limpa.
“Essa é a nossa grande vantagem hoje no mundo, desperdiçada porque continuamos pensando em petróleo, continuamos pensando em carvão. São coisas que vão ficar no passado porque matam a humanidade com o desenvolvimento do capital fóssil”, disse ele. .o governador.
Pelo contrário, sublinhou, o continente tem potencialidades que se prendem com redes de energia eléctrica que poderão ligar toda a região; e também tem a ver com o lítio com grandes reservas no sul.
O governante referiu ainda a importância da interligação rodoviária e ferroviária na zona do Pacífico, que contribuiria para uma maior mobilidade do comércio e das populações.
A nova economia da Colômbia fortalecerá as relações econômicas, comerciais e culturais com o sul, enfatizou Petro.
Assegurou que a Colômbia é um país autobloqueado, por isso tem que olhar para as nações vizinhas e caminhar para a integração, em aspectos como a defesa da selva amazônica, uso de energia limpa, interconexão e mobilidade.
Nesse sentido, destacou a importância de organismos regionais que contribuirão para o fortalecimento da unidade continental, como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a Comunidade Andina de Nações (CAN).
ro/otf/ls