Segundo um comunicado oficial, este será o ponto alto da Segunda Sessão da Comissão Binacional, que é composta por quatro comissões: Política e Diplomática; Defesa e Segurança; Assuntos Econômicos; e Assuntos Sociais e Culturais.
Este órgão é uma plataforma para fortalecer a cooperação bilateral em áreas como comércio e investimento, infraestrutura, transporte, energia, água, ciência e inovação, educação, defesa, agricultura, meio ambiente, saúde e cultura, entre outras, de acordo com o texto.
O programa de reuniões, segundo o gabinete do Presidente Ramaphosa, será precedido de reuniões de altos funcionários na segunda e terça-feira e da Comissão Ministerial Binacional de Altos Funcionários na quarta-feira.
Um Fórum de Negócios sob o tema “Forjar um Novo Acordo entre a África do Sul e a Tanzânia Rumo a Altos Níveis de Comércio e Investimento” será realizado às margens da visita, com foco na agricultura, agronegócios, petróleo e gás, mineração e desenvolvimento de infraestrutura.
A Tanzânia é um dos principais parceiros comerciais da África do Sul no continente, como evidenciado pela presença de mais de 250 empresas sul-africanas em vários setores no país.
O texto lembra que a África do Sul e a Tanzânia gozam de profundas relações históricas decorrentes da solidariedade da Tanzânia com a luta de libertação da África do Sul.
O partido governista da Tanzânia, Chama Cha Mapinduzi, apoiou o Congresso Nacional Africano e o Congresso Pan-Africanista na luta contra o apartheid.
Isto culminou com o estabelecimento de relações diplomáticas oficiais em 1994.
mgt/mv/bm