O evento climático trará chuvas mais intensas e outras inundações a partir desta noite, alertou o Escritório da Área da Baía de São Francisco do Serviço Nacional de Meteorologia algumas horas atrás.
Com efeitos moderados a fortes, o fenômeno provavelmente causará “impactos significativos” até a noite de terça-feira, incluindo ventos potencialmente prejudiciais, falta de energia e inundação de rios, acrescentou. Os meteorologistas preveem viagens difíceis ou impossíveis para algumas áreas, bem como uma “ameaça direta à vida e à propriedade devido aos impactos da água e do ar”.
“Este está agora tomando forma sobre o Oceano Pacífico, entre as ilhas do Havaí e da Califórnia”, disse Daniel Swain, climatologista da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
A nova tempestade chegará antes que muitos moradores tenham a chance de se recuperar da chuva atmosférica anterior, que forçou milhares de californianos a deixar suas casas neste fim de semana e matou pelo menos dois.
Mais de 8.500 pessoas permaneceram sob ordens de evacuação no condado de Monterey depois que fortes chuvas romperam o dique do rio Pajaro.
O Gabinete do Xerife do Condado relatou mais de 90 resgates concluídos no domingo, conduzidos com a ajuda da Guarda Nacional da Califórnia.
Além disso, mais de 12.000 clientes estão sem energia no estado, de acordo com o rastreador de rede PowerOutage.
Com um novo fenômeno no horizonte, o Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia alertou hoje que “mais inundações em rios e riachos são prováveis” até o final desta semana.
Um rio atmosférico é uma faixa alongada de umidade concentrada na atmosfera, transportando vapor e água na forma de nuvens.
jcm/ifs/jd