Antes da Declaração da Primavera, uma pesquisa conduzida pela coalizão Warm This Winter revelou que 81% dos cidadãos apoiam esta demanda e defendem uma estratégia para ajudar a pagar as contas de eletricidade.
A pesquisa também mostrou que 85% concordava com o desenvolvimento da energia renovável em nível nacional para aumentar a segurança do setor de energia renovável na Europa e com o compromisso de “manter a todos aquecidos todos os invernos”.
Caroline Lucas MP aludiu à atual crise econômica, juntamente com a emergência climática e um “escândalo do custo de vida”, mas “este governo falha completamente em adotar medidas que poderiam contribuir para a solução destes problemas”.
Além disso, para garantir um futuro habitável, cabe ao executivo financiar adequadamente um programa de isolamento habitacional, liderado pelas autoridades locais, e investir em energia renovável abundante e acessível.
Simon Francis, coordenador da End Fuel Poverty Coalition, incluída na Warm This Winter, destacou a necessidade de uma ação urgente diante da “montanha da dívida doméstica”, com um crescimento estimado em dois bilhões e meio de euros.
mgt/dgh/bm