Isto foi declarado pela Ministra da Saúde da Etiópia Lia Tadesse em um diálogo com a Diretora Geral Adjunta e Chefe do Departamento de Cooperação Técnica da AIEA, Hua Liu, no qual discutiram a necessidade de expandir os serviços de radioterapia e medicina nuclear, de acordo com um post em sua conta no Twitter.
Tadesse e Liu também discutiram “a capacitação de recursos humanos e muito mais, incluindo apoio para uma avaliação nacional do tratamento do câncer”, continuou o tweet.
A Etiópia está sediando pela primeira vez a conferência anual da AIEA, intitulada “Paradigm Shift”, que vai até 17 de março. Liu disse na cerimônia de abertura, no dia anterior, que a reunião visa melhorar a eficiência e a eficácia do programa de cooperação técnica na África.
Destacou o progresso significativo na região nos últimos anos e chamou a atenção para o fato de ser essencial para a África continuar seus esforços para desenvolver e implementar um programa de máximo benefício para o desenvolvimento socioeconômico dos países.
mem/nmr/bm