Participam deste encontro jovens do Partido Socialista Unido (PSUV), de outras forças políticas e de movimentos sociais, que desde a véspera montaram seis mesas de trabalho para analisar temas como educação, ciência e tecnologia, cultura, lazer e festas, proteção social e familiar, entre outros.
Ministros, autoridades governamentais e líderes políticos desfilaram pelo parque Alí Primera em Caracas na manhã e na tarde de segunda-feira, falando aos jovens sobre os desafios do presente e do futuro para fortalecer e sustentar a Revolução Bolivariana.
O primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabello, exigiu que os delegados se preparem para defender a pátria.
Mencionou que o encontro se realiza nada menos que no contexto do décimo aniversário da partida do comandante Hugo Chávez (1954-2013) e valorizou o fato de que jovens não só do PSUV, mas também de outras organizações políticas e movimentos participam do encontro social.
Afirmou que na juventude existem eixos transversais como a cultura e o esporte, e reconheceu a necessidade de desenvolver outros como o amor à pátria.
Nada pode ser considerado pela Grande Missão Juventude da Venezuela se não amar ou defender a sua pátria, afirmou, acrescentando que não importa a cor política em que milite, porque a nação não pode ser entregue a nenhum império, já que “pertence aos seus filhos e aos que vêm pela frente”.
O também deputado à Assembleia Nacional expressou que seria um erro pensar que só os seguidores de Chávez darão consistência à Grande Missão, mas que todos os jovens devem participar porque é aí que está o futuro.
Essa estrutura deve ser capaz de inovar, de se reconstruir, para não ficar para trás, porque senão, disse, vão construir uma missão para vocês, e essa Grande Missão deve lançar as bases para a Venezuela dos próximos 50 anos.
O vice-presidente de organização da maior força política do país, Pedro Infante, afirmou que o principal direito da juventude venezuelana é preservar o direito à felicidade, ao futuro, ao sonho e à esperança, para o que apelou à organização nesta Grande Missão.
Ele destacou que a tarefa primordial dos jovens é planejar, organizar e mobilizar, e os exortou a participar com ideias e projetos concretos na construção desta iniciativa, proposta pelo presidente Nicolás Maduro em fevereiro passado.
ode/jcd/hb