Blinken foi recebido ontem à noite no Aeroporto Internacional de Bole pelo Ministro de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Etiópia, Mesganu Arga, e sua agenda inclui conversas com altos funcionários sobre atividades para garantir uma paz duradoura, disse a televisão estatal Fana Broadcasting Corporate. Ele também se reunirá com operadores de ajuda humanitária e representantes de organizações da sociedade civil para discutir a entrega de ajuda, segurança alimentar e direitos humanos nas comunidades afetadas.
De acordo com a publicação, espera-se que o funcionário dos EUA se encontre com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, para discutir as prioridades globais e regionais compartilhadas no seguimento dos compromissos da Cúpula de Líderes EUA-África.
Anteriormente, Blinken escreveu em sua conta no Twitter que, durante sua visita à Etiópia e à Nigéria, discutirá prioridades globais e regionais compartilhadas. “As nações africanas são parceiras essenciais na segurança alimentar, na crise climática, na saúde global, nos direitos humanos e na paz”, afirmou.
Ele acrescentou que elas merecem maior representação em instituições globais.
oda/nmr/cm