O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, confirmou que os dois governantes também assistirão à posse de Enio Verri como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, a hidrelétrica com maior produção de energia do mundo.
A barragem de Itaipu (do idioma guarani: pedra que soa) está localizada entre o Paraguai e o Brasil, no rio Paraná, na fronteira entre os dois países na cidade de Hernandarias e 14 quilômetros ao norte da Ponte da Amizade.
Pela primeira vez, Lula visitará o Paraná desde que assumiu o poder em 1º de janeiro.
Em 26 de fevereiro, o ex-sindicalista nomeou o então deputado federal Verri como diretor-geral da Itaipu Binacional, em substituição ao almirante Anatalício Risden Junior.
“Temos uma equipe técnica eloquente, muito competente e com uma grande visão para novos desafios”, disse o novo regente durante a sua visita terça-feira à central hidroelétrica.
Assegurou que “uma empresa não é maior nem menor do que as pessoas que nela trabalham” e “por isso temos um grande respeito por esses trabalhadores”.
Para Verri, a motivação diária de cada profissional vai determinar o que a Itaipu será no futuro.
“Quero olhar com muito cuidado para a nossa política de recursos humanos”, concluiu.
Entre os principais desafios da empresa estão a atualização tecnológica, a prestação de serviços de energia elétrica pós-2023 e o papel de Itaipu diante da mudança da matriz energética.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e a maior fonte de investimento estrangeiro direto no país vizinho.
jha/ocs / fav