23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 80.000 alfabetizados no Panamá, graças ao método cubano

1.-Graduacion-Alfabetizacion-10

Mais de 80.000 alfabetizados no Panamá, graças ao método cubano

Cidade do Panamá, 16 mar (Prensa Latina) De 2007 até hoje 80.247 pessoas foram ensinadas a ler e escrever graças ao programa Muévete por Panamá, baseado no método cubano Yo sí puedo, um relatório do governo destaca hoje.

De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério de Desenvolvimento Social (Mides), o projeto dá aos cidadãos com mais de 10 anos de idade que não frequentaram a escola a oportunidade de aprender a ler e escrever.

A chefe da Mides, María Inés Castillo, disse que o programa restabelece os direitos dos panamenhos, fornecendo-lhes uma ferramenta básica para o crescimento, como o alfabeto.

Neste sentido, assegurou que a atual administração do Presidente Laurentino Cortizo tem se concentrado nas populações mais vulneráveis, e está visando grupos que foram excluídos por muitos anos, esperando uma oportunidade de incorporá-los à sociedade como entidades produtivas.

Ela também pediu para participar do programa de duas maneiras: como professor voluntário ou encorajando aqueles que são analfabetos a se inscreverem.

Por sua vez, o diretor de alfabetização desta carteira, Carlos Contreras, lembrou que a iniciativa permite aos participantes ingressar no sistema de educação geral através de uma parceria com o Ministério da Educação.

O funcionário lembrou que os beneficiários podem ingressar nos cursos oferecidos pelo Instituto Nacional de Formação Profissional e Treinamento para o Desenvolvimento Humano, permitindo-lhes, assim, ingressar no mercado de trabalho.

Também destacou que o sucesso do programa se deve ao fato de as aulas serem ministradas nos ambientes dos alunos, para os quais os materiais e equipamentos didáticos necessários são garantidos, além do treinamento dos professores voluntários, a maioria dos quais são membros da família dos analfabetos.

De acordo com estatísticas oficiais, o maior número de alfabetizados no Panamá está registrado na região de NgÃñbe Bugle (19.395), seguido pelas províncias de Chiriquí, Panamá, Bocas del Toro, Veraguas, Panamá Oeste e Herrera.

Los Santos, Coclé, Darién, Colón e a comarca original de Guna Yala e Emberá Wounaan também se destacam.

Existem atualmente 191 locais de aula onde 667 pessoas aprendem a ler e escrever com a ajuda de professores voluntários, acrescenta o relatório.

mem/ga/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES