Em declarações à mídia, o alto funcionário, em visita oficial como parte de um intercâmbio parlamentar, apontou questões discutidas com as autoridades da ilha como a promoção de conexões aéreas, a transferência de técnicas no cultivo de soja e milho, e a aquisição de vacinas e medicamentos cubanos.
Destacou que Cuba sempre se mostrou solidária com seu país, como exemplificado pela Missão Milagrosa, que ofereceu operações oftalmológicas gratuitas a milhares de bolivianos, enquanto as brigadas médicas cubanas prestavam serviços nos lugares mais intrincados.
O programa de alfabetização Yo sí puedo também beneficiou milhões de bolivianos que agora estão incorporados aos planos educacionais, e centenas de jovens estudaram profissões universitárias nesta ilha, especialmente medicina, lembrou ele.
Andrónico Rodríguez considerou que Cuba está sofrendo graves problemas econômicos causados pelo flagelo da pandemia de Covid-19 e pela intensificação do bloqueio dos EUA, em resposta ao qual a Bolívia ofereceu seu apoio à ilha em 2022 com a doação de seringas, suprimentos médicos e alimentos.
Denunciou a guerra econômica, comercial e financeira de Washington como um grande obstáculo para o desenvolvimento de Cuba, mas disse estar confiante de que a nação caribenha alcançaria a estabilidade econômica e que a Bolívia ofereceria sua ajuda nesse esforço.
mem/rc/bm