Até ao momento, este ramo recebeu 10,6 milhões de dólares, um aumento de 33,5 por cento face a igual período de 2022, especifica o relatório, referindo que as contribuições para o Orçamento do Estado ascenderam a 908 mil dólares, mais 50,6 por cento do que no ano passado.
Atualmente, existem 103 empresas operando na indústria de segurança cibernética do Vietnã, que garantem emprego a cerca de 3.500 trabalhadores.
Somente no mês de fevereiro, o Vietnã foi vítima de mais de 1.600 ataques cibernéticos, conforme anunciado recentemente pelo Departamento de Segurança da Informação vinculado à pasta de Informações e Comunicações.
O número de ataques foi 36,7 por cento superior ao registado em janeiro e 33,9 por cento superior ao do mesmo mês do ano anterior, detalhou o relatório especializado.
Segundo a fonte, estes eram principalmente os chamados ataques de phishing, que são sites e links enganosos criados por invasores para coletar dados de pessoas.
Diante desta situação, e para garantir a segurança das informações cibernéticas, acrescentou, o ministério continua a fortalecer a supervisão e a examinar proativamente o ciberespaço vietnamita e realiza várias tarefas importantes.
Os últimos incluem o desenvolvimento de um conjunto de critérios sobre requisitos básicos de segurança da informação cibernética para câmeras de vigilância e uma plataforma de suporte para identificar e implementar segurança da informação baseada em camadas.
Além disso, a implantação de uma rede de especialistas vietnamitas em segurança da informação no exterior.
jf/mpm / fav