De acordo com a TVBRICS na sexta-feira, Matvienko, que está em visita à nação norte-africana, enquanto se reunia com parlamentares argelinos expressou o apoio das autoridades russas para que a Argélia se unisse aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A Argélia apresentou um pedido formal em novembro passado, lembrou a presidente do Conselho da Federação, acrescentando que foi o primeiro Estado do continente africano e do mundo árabe com o qual a Rússia assinou a Declaração de Parceria Estratégica em 2001.
Acrescentou que atualmente está em andamento um trabalho ativo para atualizá-lo. Além disso, parlamentares da Federação Russa e da Argélia levantaram a questão da mudança para acordos mútuos sobre moedas nacionais, o desenvolvimento da cooperação econômica bilateral e sobre plataformas internacionais.
Segundo Matvienko, as áreas mais promissoras para a cooperação incluem energia, agricultura, transporte, produtos farmacêuticos e educação.
A delegação da Câmara Alta do Parlamento russo realizou reuniões com o presidente do país, Abdelmajid Tebbun, e o líder do Conselho da Nação, Salah Gujil, durante sua visita oficial.
msm/gfa/bm