A verdade é que na campanha eleitoral de Biden, os democratas do mandato de Donald Trump (2017-2021) apoiaram politicamente a imigração, apresentaram-se como não acreditando na detenção ou na separação familiar, e aconteceu o contrário, alertou Silky Shah, executivo diretor da Detention Watch Network.
Na verdade, muitas das políticas da era Trump existem há muito tempo, e o Título 42 ainda está em vigor, disse Shah em entrevista ao Democracy Now.
Acho que esse tipo de pressão para dizer agora que vamos tentar restabelecer a detenção familiar é em grande parte, disse ele, porque o Título 42 terminará em maio.
Então, para o governo Biden inventar isso é realmente um golpe, enfatizou o ativista.
Quase 400 organizações de direitos humanos pediram esta semana ao governo democrata que não restabeleça a detenção de famílias aplicada pelo Serviço de Imigração e Alfândega.
Há dois anos, quando tomou posse como presidente, Biden pôs fim à detenção de famílias migrantes, recordou a imprensa.
Mas isso está em debate como parte de várias repressões que a Casa Branca planeja para combater a eliminação de outra política controversa do Título 42, uma decisão de Trump durante a pandemia de Covid-19, que ele usou para expulsar mais de dois milhões de migrantes no fronteira sul sem o devido processo.
rgh/dfm/dnsa