23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Questionada a capacidade do Panamá de reduzir o déficit fiscal

deficit

Questionada a capacidade do Panamá de reduzir o déficit fiscal

Cidade do Panamá, 19 de março (Prensa Latina) A agência de classificação de risco Fitch Ratings questionou a capacidade do governo panamenho de cumprir as metas de déficit estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Social Fiscal para este e os próximos anos.

Um relatório da entidade divulgado por vários meios de comunicação indica que em 2020, após o impacto econômico causado pela Covid-19, o Executivo elevou substancialmente o limite do déficit permitido por lei para dar espaço para aumento de gastos e queda acentuada de receitas.

O aumento do défice nos últimos anos reflete a subida dos níveis da dívida pública, e com a redução do défice pretende-se que a taxa de endividamento também diminua.

A Fitch observou que, sem uma estratégia de consolidação clara, atingir as metas de déficit cada vez mais rígidas será um desafio.

Na opinião do órgão de avaliação, o principal componente do gasto público, que é aquele destinado a cobrir o funcionamento do aparelho de Estado e os juros da dívida, não rende.

Como explicou o especialista da Fitch Carlos Morales ao jornal La Prensa, embora se espere algumas receitas extraordinárias, incluindo contribuições da mineração, há pressões de gastos que podem continuar aumentando o déficit fiscal e não está claro qual é o caminho de contenção.

Por sua vez, o economista Ernesto Bazán concordou que o cumprimento da norma neste ano representa um desafio porque não há nenhum esforço por parte da administração para reduzir gastos ou melhorar a eficiência do Governo.

Algumas das pressões adicionais são consequência dos acordos alcançados após os protestos sociais de julho do ano passado, como o subsídio para congelar o preço do combustível, ainda em vigor, indicaram.

Afeta também o futuro cada vez mais imediato à medida que a crise se aproxima do Subsistema de Benefício Definido do Programa de Invalidez, Velhice e Morte (IVM) do Fundo de Segurança Social, de onde saem os recursos para pagar pensões aos aposentados.

O fim das reservas do programa aproxima-se e, caso não seja encontrada uma solução, o Governo terá de fazer transferências para cobrir o pagamento das pensões.

Morales disse que, dado o ritmo do diálogo e que se aproxima das eleições gerais de 2024, persistem dúvidas sobre a capacidade deste governo de promover uma reforma previdenciária que melhore a sustentabilidade do sistema.

rgh/ga/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES