Mais de 1.200 escolas daquele país balcânico abriram suas portas neste domingo para a votação, considerada um teste antes das eleições parlamentares previstas para junho próximo.
Enquanto isso, cerca de 540 mil cidadãos com direito a voto poderão escolher o novo presidente entre sete candidatos para um mandato de cinco anos.
Andrija Mandic, da Frente Democrática, que os analistas consideram mais próxima da Rússia, Aleksa Becic, do partido de centro-direita Democratas, e Jakov Milatovic, do Europe Now, são os principais rivais de Djukanovic.
Dukanovic é o líder do Partido Socialista Democrático (PDS), que se considera intimamente ligado à União Europeia (UE), e que, segundo analistas, concorre num momento frágil após quase 30 anos no poder, com quatro mandatos como primeiro-ministro e dois como presidente.
Na quinta-feira passada, o presidente dissolveu o parlamento em meio a uma profunda crise política no país, devido à falta de consenso para formar um novo governo.
Desde 2020, nenhum candidato a primeiro-ministro conseguiu formar um executivo estável.
Para muitos especialistas, Djukanovic deve ir a um segundo turno no dia 2 de abril, junto com um dos outros seis candidatos que disputam as eleições.
rgh/fvt/dnsa