23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia defenderá seus interesses após ordem do TPI

Dimitri-Peskov-1-500x320

Rússia defenderá seus interesses após ordem do TPI

Moscou, 19 de março (Prensa Latina) A Rússia avaliará a posição de alguns países sobre a ordem do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente Vladimir Putin, de acordo com seus interesses, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.

Consideramos qualquer decisão do TPI legalmente nula e sem efeito, o que também não reconhecemos, enfatizou o porta-voz ao ser questionado se o reconhecimento da Alemanha à ordem contra o presidente poderia levar a uma ruptura nas relações entre Moscou e Berlim.

Mais cedo, o ministro da Justiça alemão, Marco Buschmann, disse ao jornal Bild am Sonntag que o governo alemão seria obrigado a cumprir a decisão do TPI e prender Putin se ele chegasse ao território alemão.

Por sua vez, o presidente do Comitê de Investigação da Rússia, Aleksánder Bastrykin, encomendou uma avaliação jurídica das declarações do alto funcionário alemão sobre a detenção de cidadãos russos em território alemão.

Em 17 de março, o TPI emitiu mandados de prisão para Putin e para a Comissária do Chefe de Estado russo para os Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova.

Este órgão alega que os dois altos funcionários podem estar envolvidos na “deportação ilegal” de crianças ucranianas.

Comentando sobre esta decisão, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, enfatizou que as decisões do TPI não têm significado para a Rússia e seus possíveis mandados de prisão são legalmente nulos.

rgh/gfa/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES