O cemitério de Santa Ifigênia, além de guardar os restos mortais do Herói Nacional cubano José Martí, é o mais antigo desta nação, e neste 2023 é parada obrigatória para centenas de viajantes do mundo.
Localizado na província oriental de Santiago de Cuba, é uma espécie de local de peregrinação, primeiro para os locais e atualmente para muitos estrangeiros, já que ali está o Mausoléu de Martí, reconhecido como o mais universal dos cubanos.
Estas opiniões são explicadas pelos especialistas do cemitério, que comentam que é Monumento Nacional desde 1937, o cemitério mais antigo da Ilha e com inúmeras atrações.
Inaugurado em 28 de abril de 1868, tem atualmente 143 anos, e em sua parte original está o túmulo mais antigo, o da família Navarro, que data de 25 de abril de 1868.
No entanto, um impacto fundamental pode ser que 32 generais das guerras de independência deste país repousam no local, dos quais 28 eram do Oriente.
Os demais citados são Ramón Leocadio Bonachea, de Sancti Spíritus, Matías Vegas Alemán, das Ilhas Canárias, Espanha, ou o general canadense William O’Ryan, cujo túmulo está muito perto de Perucho Figueredo, o criador do Hino Nacional.
Também se referem aos generais José Maceo, Rafael Maceo, Guillermo Moncada, Flor Crombet, Luis Martí e Silverio del Prado, uma constelação de heróis dessas guerras.
O mausoléu mais importante é dedicado a José Martí (Havana 1853-Dos Ríos, Oriente, 1895) que descansou com os veteranos de 1947 a 1951, quando foi inaugurado em 30 de junho o túmulo atual, o mais importante de todo o cemitério. , e de Cuba.
Os guias comentam que seu sepultamento definitivo resultou de um profundo sentimento de massa, para confirmar a estrutura que o mantém como sistema expressivo de pensamento, vida, obra e morte do apóstolo cubano.
Outro dos mausoléus do cemitério é o de Carlos Manuel de Céspedes, Pai da Pátria, que a 10 de Outubro de 1868 libertou os seus escravos africanos para que se juntassem à luta pela independência, data que marca um marco na formação da nacionalidade cubana.
rgh/rfc/dnsa