Mesganu Arga, ministro das Relações Exteriores, conversou com Hua Liu, vice-diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA), para discutir novas formas de fortalecer a cooperação entre as duas partes.
Segundo a estação de televisão estatal Fana Broadcasting Corporate, o ministro das Relações Exteriores ratificou o desejo inabalável de Addis Abeba por um mundo livre de armas nucleares e o cumprimento dos objetivos do uso pacífico dessa energia.
Por sua vez, Liu, também chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Organização Internacional, abordou as conquistas na construção de conexões com os Estados membros africanos, especialmente em termos de apoio técnico em ciência e tecnologia nuclear.
A Etiópia acolhe pela primeira vez a conferência anual da OIEA, intitulada “Mudança de Paradigma”, que decorreu na semana passada nesta capital e visa melhorar a eficiência e eficácia do programa de cooperação técnica em África.
Na ocasião, Liu destacou os significativos progressos registados na região nos últimos anos, chamando a atenção para a necessidade de África continuar os seus esforços para desenvolver e implementar um programa de máximo benefício para o desenvolvimento socioeconômico dos países.
ymr/nmr/ls