O criador será homenageado na cerimónia dos German Film Awards (Bundesfilmpreis) a 12 de maio nesta cidade, indicou a presidente da academia Alexandra Maria Lara, que garantiu que Volker é um mestre no seu ofício e moldou a filmografia internacional de uma forma que é incomparável.
Ao explicar a decisão do júri de tão relevante reconhecimento, explicou ainda que o realizador se dedica ao cinema há seis décadas com a maior dedicação, paixão e amor.
“Ele sempre enfrentou questões difíceis e socialmente críticas com uma forte consciência política”, disse ele.
Conhecido sobretudo por suas adaptações literárias para o cinema, Schlondorff nasceu em 1939 na cidade alemã de Wiesbaden e após deixar a escola, mudou-se para Paris, onde descobriu sua paixão pelo cinema.
Seu primeiro trabalho como diretor foi Young Torless (1965), adaptado de livro de Robert Musil e premiado pela crítica em Cannes.
O sucesso foi maior com Lost Honor (1975), de Katharina Blum, co dirigido com Margarethe von Trotta, baseado no volume do Prêmio Nobel de Literatura alemão Heinrich Böll.
No entanto, sua fama internacional veio com a adaptação do romance homônimo de Günter Grass, The Tin Drum (1979), filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio do Cinema Alemão.
Seus trabalhos também incluem Death of a Salesman (1985), outra versão, mas a partir de um drama de Arthur Miller, com Dustin Hoffman e John Malkovich nos papéis principais; e o mesmo com Homo Faber (1991), baseado em texto do escritor Max Frisch.
jcm/mml/jd