A igreja está localizada na Plaza de Jesús -a segunda construída na cidade no século XVII- em uma área que, como resultado de sua fundação, teve um caráter religioso, comercial e residencial, além de um local para importantes festividades.
Com o objetivo de preservar o patrimônio do centro histórico, o Escritório desenhou uma estratégia integral de reabilitação da área, que numa primeira fase se estende desde a conhecida Praça de Jesús (Parque Honorato), Rua Independência e termina no Parque Serafín Sánchez.
Gretcheen Jiménez, diretora do Plano Diretor da referida instituição, destacou à Prensa Latina os trabalhos realizados em vários projetos e, especificamente, “a reabilitação das partes altas da Praça do Mercado e iniciaremos os trabalhos na antiga ermida de Jesús Nazareno. ”
A proposta vai incluir, para além da recuperação ao nível da fachada do património edificado, a reabilitação do espaço público, adiantou.
Na opinião do especialista, importa recuperar o equipamento religioso pelos valores culturais que ainda possui, uma vez que “em ruínas é precioso e preserva a sua essência patrimonial”.
Entretanto, em declarações à imprensa, frisou que até 2024 algumas destas ações de reabilitação devem concretizar-se numa primeira fase, por ocasião do 510º aniversário da fundação da Sancti Spíritus.
Enquanto isso, o Gabinete de Arqueologia Manuel Romero Falcó -pertencente ao Gabinete do Conservador- vem desvendando evidências há alguns anos, através de escavações e no resgate das pinturas murais que esta antiga igreja em Spiritus ainda preserva.
ro/mpg/jd