Nascido na cidade de Ostende, o renomado criador formou-se na Royal Academy of Fine Arts da Bélgica e seu trabalho experimental no cinema de animação lhe rendeu um selo e dezenas de prêmios em sua extensa carreira artística.
Já em 1969 ele fundou uma seção dessa disciplina na Academia de Ghent, onde começou como professor, o primeiro do gênero na Europa, departamento que ele liderou até os 70 anos.
Foi aplaudido em 1979 no Festival de Cinema de Cannes por seu trabalho em Harpya, uma comédia de terror de pouco mais de oito minutos em que misturava imagens filmadas e desenhos animados em preto e branco.
O sucesso deste trabalho chamou-o a preparar Taxandria, a única longa-metragem da sua carreira, lançada em 1994, filme premiado nos festivais de cinema fantástico de Roma e do Porto em 1995.
Em 2010, a International Animated Film Association, que Servais presidiu de 1985 a 1994, listou Harpya entre os 10 melhores filmes de animação, de uma seleção inicial de 800 obras.
O artista belga apresentou a sua mais recente curta-metragem intitulada “Le Grand Gaillard”, um filme contra a guerra, no Festival de Gent em Outubro do ano passado.
jcm/mml/jd