Durante a 55ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planificação e Desenvolvimento Econômico (CoM2023), organizada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para África (ECA) que termina esta terça-feira aqui, Pedro alertou para a necessidade de taxas de dois dígitos para alcançar o progresso e crescimento sustentável.
Esse valor desejado – precisou – também permitirá a organização de negócios regulados e um clima de inovação, mas ao mesmo tempo exigirá uma atenção minuciosa para garantir que haja uma base macroeconômica sólida que permita uma transformação estrutural.
Ele pediu a reforma da arquitetura financeira global para desbloquear o financiamento de longo prazo, empregos verdes, políticas pró-pobres, o mecanismo de imposto de carbono e fluxos financeiros ilícitos.
“África deve arriscar investir no continente para que os investidores nacionais e estrangeiros apoiem os imensos esforços necessários para desenvolver uma carteira credível de projetos bancáveis com espaço fiscal limitado”, sublinhou.
Pedro explicou que cada dólar gasto deve gerar o máximo de impactos socioeconômicos e cobenefícios que vão além do Produto Interno Bruto e métodos de maximização do lucro, e ninguém deve ficar para trás.
“A África precisa promover a recuperação e a transformação para reduzir as desigualdades e vulnerabilidades no continente”, afirmou.
A capital etíope acolheu o CoM2023 a partir de 15 de março sob o lema “Promover a recuperação e a transformação em África para reduzir as desigualdades e vulnerabilidades”.
Segundo a ECA, o encontro reuniu ainda representantes dos Estados-membros, entidades do sistema das Nações Unidas, instituições financeiras pan-africanas, instituições acadêmicas e de investigação africanas, parceiros de desenvolvimento e organizações intergovernamentais.
O objetivo deste período de sessões é avaliar os fatores que deixam a população africana continuamente vulnerável a esses flagelos.
Os esforços de recuperação devem ser a favor dos pobres e inclusivos, com vista a promover um novo contrato social que proporcione oportunidades iguais para todos, acrescentou a fonte.
lam/nmr/hb