Gebre nasceu em 19 de fevereiro de 1940 em uma pequena cidade perto da cidade de Adwa, na região de Tigray (norte), formou-se em Biologia pela Universidade de Addis Abeba em 1963, e é considerado o primeiro ecologista vegetal qualificado do país desde 1969.
Isso depois de concluir um doutorado sobre o assunto na Escola de Biologia Vegetal da Universidade de North Wales, no Reino Unido, informou a televisão estatal Fana Broadcasting Corporate.
Desempenhou várias responsabilidades, entre as quais a de decano da Faculdade de Ciências daquela universidade etíope (1974-1978), Guardião do Herbário Nacional (1978-1983) e presidente da Universidade de Asmara, Eritreia.
Por seu excelente histórico científico, ele foi Diretor Geral da Autoridade de Proteção Ambiental da Etiópia por décadas e recebeu vários prêmios, como o Prêmio Right Livelihood em 2000, por salvaguardar a biodiversidade e os direitos tradicionais dos agricultores e comunidades aos seus recursos genéticos.
O Prêmio Campeões da Terra recebido por Gebre em 2006 reconheceu suas realizações na proteção e melhoria do meio ambiente. O Programa Ambiental das Nações Unidas o chamou de defensor das formas de vida humana patenteadas e dos direitos da comunidade na África.
Ele teve 38 publicações de pesquisa sobre interações sociedade-ambiente na história da Etiópia.
lam/nmr/hb