Este país da Europa Central, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), defendia na altura a presença constante de tropas norte-americanas, alegando uma suposta ameaça russa à sua segurança nacional.
Moscou denunciou na época a propaganda na mídia das potências ocidentais, inclusive europeias, sobre o suposto perigo do país eurasiano para a Europa e, em vez disso, propôs um acordo de segurança regional compartilhada, rejeitado em Bruxelas.
A base militares O Exército dos EUA em Poznan surgiu como resultado da transformação do Grupo de Apoio Regional (Area Support Group Poland) em uma unidade das forças armadas do Pentágono (US Army Garrison Poland), esclareceu o Ministro da Defesa Nacional polaco.
Até agora, a aliança atlântica sempre apresentou o desdobramento de suas tropas em nações fronteiriças com a Rússia como algo transitório, já que era gerido como forças que eram substituídas periodicamente e, portanto, não eram consideradas permanentes, destacou a televisão local.
ro/to/ls