Poetas e personalidades deste país lerão textos poéticos nesta terça-feira na Plaza de la Cultura desta capital, e as criadoras femininas serão homenageadas pela data.
Segundo o Ministério da Cultura, entre aqueles que lerem poemas estarão a chef dominicana María Marte (duas estrelas Michelin), e o Ministro da Cultura, Milagros Germán.
Também a Vice-Ministra da Igualdade, Ministério da Mulher, Amada Manzueta; a Vice-Reitora de Extensão Universitária da Universidade Autônoma de Santo Domingo, Rosalía Sosa, e a juíza do Supremo Tribunal de Justiça, Nancy Salcedo.
E os poetas convidados são: Soledad Álvarez, Minerva del Risco, Olga Lara, Petra Saviñón, Isis Aquino, Jennet Tineo, Bileysi Reyes, Ana Romero, e Joana García. Haverá também um painel intitulado Mulheres, poder e conhecimento, com os poetas Ofelia Berrido, Sandra Alvarado e a socióloga Lusitania Martínez, moderada por Graciela de la Cruz.
À tarde, serão vendidos livros e artesanato, haverá uma oficina para ensinar pintura, aulas de biodança com Xiomara García, da Fundación Escuela Abriendo Alas, e à noite a performance Rubén, de Margaret Sosa, e outra com uma estátua viva de Mamá Tingó, do Museo Típico, Histórico, Educativo e Cultural.
Finalmente, na noite, a Cinemateca Dominicana apresentará a exibição do documentário “Carta Malva, Poniatowska e Dominicana conversan”, escrito e dirigido por Angélica Noboa.
O Dia Internacional da Poesia foi estabelecido em 1999 e mudou a primeira data estipulada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, pois coincidiu com o Dia do Livro.
lam/ema/bm