23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado chileno votará redução da jornada de trabalho

Senado chileno votará redução da jornada de trabalho

Santiago do Chile, 21 mar (Prensa Latina) O Senado chileno votará hoje o projeto de lei para reduzir a jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais, um dos programas emblemáticos do atual governo.

Aprovada por unanimidade no dia 15 de março pela Comissão de Finanças, a iniciativa será apresentada ao plenário da Câmara Alta e depois retornará à Câmara dos Deputados para um terceiro processo.

Se aprovado, sua implementação será feita de forma gradual em um período de cinco anos, o que garante que não haja impacto negativo ou perda de empregos, principalmente em pequenas e médias empresas.

O plano traz uma série de vantagens, entre elas a possibilidade de quatro dias de trabalho por três dias de folga e oferece facilidades para quem cuida de crianças e adolescentes de até 12 anos.

Segundo o senador do Partido Comunista do Chile (PCCh) e membro da Comissão de Finanças, Daniel Núñez, esta norma beneficiará cerca de seis milhões de trabalhadores em todo o país.

Os benefícios são de extrema importância porque melhoram substancialmente a sua qualidade de vida, dando-lhes mais horas de descanso que podem dedicar a atividades recreativas, partilha com a família e também ao desenvolvimento cultural, que faz parte do bem-estar, disse Núñez.

A ideia de reduzir a jornada de trabalho foi promovida em 2017 pela então deputada e atual ministra secretária-geral de Governo, Camila Vallejo, e também pela deputada Karol Cariola, ambas do PCCh.

Segundo Vallejo, “mais horas trabalhadas nem sempre significam mais produtividade”.

“A realidade é que você trabalha muito e não necessariamente produz mais”, disse a ex-dirigente estudantil na ocasião.

No entanto, o projeto só conseguiu avançar em 2022 após acordos firmados pela chefe do Partido Trabalhista, Jeanette Jara, com a oposição e o empresariado.

Caso seja aprovada no Congresso Nacional, o governo pretende promulgar a lei no dia 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

ode/car/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES