Está a acontecer no Ministério das Relações Exteriores o IV Encontro de Coordenadores Nacionais e Gestores de Cooperação e aí será apresentado o relatório do Secretário-Geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, e será aprovada a agenda do evento.
Também na tarde desta quarta-feira , será apresentado o relatório do Observatório Ibero-americano sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Alimentares da Rábida e Mudanças Climáticas na Ibero-América.
Está marcada para amanhã, quinta-feira , a reunião com observadores e parceiros assessores da Conferência Ibero-Americana , na qual será apresentado o Relatório Sul-Sul e Triângulo na Ibero-América 2022.
Além disso, será o primeiro dia do XVI Encontro Empresarial Ibero-Americano, no qual será apresentado o relatório Perspectivas Econômicas para a América Latina 2022, no Centro de Convenções de Sansoucí.
De acordo com a programação da Cúpula, na próxima sexta-feira é a reunião de chanceleres ibero-americanos, será o segundo dia do Encontro Empresarial e os presentes conhecerão os resultados do Programa Ibero-americano sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Desta forma, tudo estará pronto para a inauguração da XXVIII Cúpula Ibero-Americana, na fortaleza colonial de Ozama, na noite de sexta-feira e sábado, a partir das 09h30, horário local, terá lugar a sessão plenária, com um almoço que o presidente, Luis Abinader, oferecerá aos seus convidados em privado e sem agenda, no Palácio Nacional.
Segundo os organizadores do conclave, está prevista a presença de 14 presidentes, dois vice-presidentes, dois primeiros-ministros e 22 chanceleres, que adotarão importantes instrumentos para garantir o desenvolvimento da região.
A Conferência Ibero-Americana constitui um espaço consolidado de cooperação, com experiência comprovada em mais de 30 anos de trabalho ininterrupto.
mgt/ema/cm