A delegação da ilha na reunião preparatória é presidida pelo diretor-geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Rodolfo Benítez, informou o Ministério das Relações Exteriores.
A também coordenadora nacional da Conferência Ibero-Americana será acompanhada por Janet Fernández, diretora de Política Comercial com a América Latina e Caribe do Ministério de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros e Subchefe de Cooperação.
A delegação da ilha promoverá o uso eficiente dos recursos disponíveis para a cooperação Sul-Sul e Triangular, como complemento e não substituto da necessária cooperação Norte-Sul.
O evento visa finalizar os preparativos da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, agendada para o próximo sábado sob o lema: “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”.
Os principais acordos que serão adotados nessa reunião são chamados a fortalecer a cooperação inclusiva e traduzir a vontade política dos Estados membros em iniciativas concretas que beneficiem seus povos.
A Conferência Ibero-Americana é composta por 22 Estados latino-americanos e ibéricos de língua espanhola e portuguesa, dos quais Cuba é membro fundador desde sua constituição na Primeira Cúpula realizada em Guadalajara, México, em 1991.
mgt/mpp/cm