Por input, Stats SA detalha em seu último lançamento, a inflação anual para pão e cereais foi de 20,5%, ligeiramente inferior aos 21,8% registrados em janeiro passado.
Entretanto, a farinha de milho, um alimento básico importante na África do Sul, acrescenta ele, aumentou em 2,2% o preço entre janeiro e fevereiro, elevando a taxa anual para 34,7%.
De acordo com o relatório, também foram registrados notáveis aumentos mensais de preços para produtos processados como biscoitos, macarrões e bolachas.
Em geral, os números publicados também mostram que o índice anual de preços ao consumidor do país subiu de 6,9% em janeiro para 7% em fevereiro deste ano.
As principais pressões inflacionárias, acrescenta, vieram de alimentos e bebidas não alcoólicas, habitação e serviços públicos, e transporte.
Por outro lado, o aumento de preços no setor de transportes foi de 9,9% em relação ao ano anterior.
Devido a estes aumentos do custo de vida, várias organizações, notadamente a União Nacional de Trabalhadores da Educação, Saúde e Aliados da África do Sul (Nehawu), entraram recentemente em greve exigindo aumentos salariais para manter seu padrão de vida.
mem/mv/bm