Cuba pretende fortalecer o trabalho nas áreas de competência desta organização: educação, cultura para o desenvolvimento sustentável, ciência, tecnologia e inovação, e colocá-las no centro dos debates do Grupo, afirmou nesta capital.
Falando na cerimônia de transferência de El Salvador para a Palestina da presidência do capítulo da UNESCO do G-77 mais China, o diplomata mencionou ações concretas realizadas ou planejadas pela ilha no exercício, durante 2023, da liderança do mecanismo multilateral por 134 dos 193 estados membros das Nações Unidas.
Nesse sentido, destacou a reunião de Ministros da Educação organizada no mês passado em Havana, onde os participantes concordaram em fomentar a construção de consensos, fortalecer a unidade e promover a cooperação Sul-Sul e triangular nesta área da missão da UNESCO.
Segundo Esquivel, como parte dessa prioridade, Cuba sediará um fórum de ministros da Cultura do G-77 mais a China de 3 a 5 de maio, um encontro que permitirá abordar a colaboração em setores como indústrias criativas e patrimônio.
Acredito que podemos trabalhar no capítulo da Unesco com vistas à resolução a ser adotada nessa reunião, disse.
O embaixador da nação antilhana destacou ainda a cimeira de chefes de estado e de governo agendada para setembro, dedicada à ciência e tecnologia.
Em suas palavras, ele lembrou que neste ano se reunirá a Conferência Geral da UNESCO, órgão de governança encarregado de definir as políticas e linhas de trabalho da entidade multilateral.
Neste caminho rumo à Conferência, propomos continuar a tradição de atuar e renovar os compromissos dos mecanismos de consulta, incluindo este Grupo dos 77 mais a China, afirmou.
Esquivel reconheceu o trabalho de El Salvador na qualidade de presidente do capítulo da Unesco do G-77 e desejou sucesso à Palestina, que hoje assumiu esse papel.
Por sua vez, os embaixadores da Palestina, Mounir Anastas, e da salvadorenha, Lorena Sol de Pool, destacaram o trabalho da ilha na jovem gestão do Grupo que reúne dois terços dos Estados membros da ONU e cobre 80 por cento da população mundial .
Em particular, mencionaram os resultados da Reunião de Ministros da Educação realizada em Havana em fevereiro.
Outros chefes de delegações na Unesco também elogiaram o trabalho da maior das Antilhas e seu compromisso com a solidariedade e a cooperação Sul-Sul.
mem/wmr / fav