Kwakwa, vice-presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral, conversou com o ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide, sobre questões de interesse mútuo, incluindo prioridades de desenvolvimento e fortalecimento da parceria entre as duas partes.
Shide delineou algumas das prioridades do governo em recuperação e reconstrução e esforços de desenvolvimento nas áreas de capital humano, segurança alimentar, conectividade de infraestrutura, estabilidade econômica e criação de empregos para jovens.
Sobre a reforma económica, destacou a sua importância para reequilibrar o papel do Estado e dar mais espaço ao setor privado na criação de emprego, segundo a estação de televisão estatal Fana Broadcasting Corporate.
Por outro lado, Kwakwa elogiou a resiliência da Etiópia face a múltiplos choques e o empenho do governo nessa reforma, para além de reiterar o apoio do BM em áreas políticas que visam melhorar a facilidade de fazer negócios e a produtividade no país africano.
Esta é a primeira visita oficial do conselho desde que assumiu o cargo em julho de 2022, o que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, reforça o compromisso do Banco Mundial com Addis Abeba como um parceiro de desenvolvimento de longa data.
Durante a sua estadia, vai ainda reunir-se com o Primeiro-Ministro Abiy Ahmed, o Governador do Banco Nacional da Etiópia, Mamo Mihretu, membros do setor privado e alguns ministros.
mem/nmr / fav