Segundo o secretário-geral do CD, Yanibel Ábrego, que lidera a facção opositora “El cambio es ya”, houve irregularidades em cerca de 150 minutos das eleições internas que deram a vitória a Ana Giselle Rosas como nova secretária da Juventude.
Na sua opinião, estas anomalias favorecem os candidatos da lista do presidente do CD, Rómulo Roux.
Segundo Ábrego, a vitória sobre a sua candidata ao cargo, Nadine González, foi possível de forma ilegal, uma vez que o resultado da ata não coincide com o Sistema de Transmissão de Dados.
“Eles estavam fabricando a ata, a fraude”, disse ele e depois anunciou que entrará com recursos judiciais.
“O Tribunal Eleitoral é o chamado para manter a paz neste país e se a vontade popular não for respeitada aqui, haverá problemas com a paz, e eles (TE) serão os responsáveis”, acrescentou um dos advogados do deputado, Alberto Vallarino.
Nas eleições internas do CD, a segunda maior organização política do Panamá depois do Partido Revolucionário Democrático, foram decididos os 1.945 convencionais que nas primárias decidirão a diretoria, bem como seu porta-estandarte presidencial e outros cargos na administração geral eleições de 5 de maio de 2024.
Com 87% das mesas escrutinadas da Secretaria da Juventude, a contagem favoreceu Derick Echeverría da folha de pagamento “Mudança é agora”, comandada por Ábrego.
O deputado da oposição é fiel seguidor do ex-presidente Ricardo Martinelli (2009-2014), fundador daquele grupo e atual líder do partido Realizando Objetivos (RM), pelo qual concorrerá à presidência da República no referendo do ano que vem, confiante, como disse, na concretização dessa aliança.
Para analistas, essas eleições serão fundamentais para definir o futuro do CD, já que a facção que detém a maioria das convencionais pode ter grande influência no resultado das eleições para a eleição da diretoria da organização política.
Fundado em 1998, o Cambio Democrático é o segundo maior partido do país, com 315.207 filiados.Sua proposta gira em torno da renovação do poder político e do combate à corrupção, mas está distante da classe política tradicional.
lam/ga/dnsa