Sancti Spíritus, 24 mar (Prensa Latina) Ekaterina Gowen, secretária geral da Central de Trabajadores de Cuba (CTC) nesta província, garantiu hoje que o povo participará das eleições votando em todos os candidatos à Assembleia Nacional.
O também membro do Comitê Central do Partido Comunista disse a Prensa Latina que com este exercício democrático no próximo domingo estaremos defendendo a Revolução, suas conquistas e o socialismo.
Reconheceu a grande recepção que os 20 candidatos do território têm recebido desde 6 de fevereiro, pessoas com autoridade, de reconhecido mérito, simples, que todos os dias cumprem seu dever e se esforçam para ser uma inspiração em seus locais de trabalho.
Nas reuniões, acrescentou, com os eleitores nos conselhos populares, comunidades, centros de trabalho e científicos, universidades, assim como com as mulheres e os jovens dos oito municípios, reinou a unidade e a solidariedade em favor da pátria.
O membro da Secretaria e do Conselho Nacional do CTC disse que quase 100.000 espiritanos tiveram a oportunidade de expressar seus critérios pessoais e coletivos, suas preocupações com a moradia, o alto custo de vida e a melhoria das estradas, entre outros, aos eleitos.
Ele significou o compromisso dos jovens de levar o país adiante, um sinal, disse ele, de que o futuro permanecerá em boas mãos para enfrentar as novas e complexas batalhas para o desenvolvimento da nação.
Durante as visitas, os candidatos apresentaram as ações da alta liderança da nação para resolver a complexa situação econômica devido ao agressivo bloqueio dos EUA, a crise mundial, a pandemia de Covid-19, bem como deficiências em vários setores.
Durante esta comunicação direta entre os indicados e o povo, mais de 200 centros, cerca de 45 comunidades e assentamentos foram visitados, e houve intercâmbio com os novos atores econômicos, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e cooperativas não-agrícolas.
As fotos e biografias dos candidatos foram apresentadas em mais de 1.100 lugares com um grande número de pessoas, para que os eleitores pudessem conhecer seus méritos e sua trajetória.
Além disso, os sistemas de notificação de informações são organizados a partir dos conselhos eleitorais municipais para o nível superior através de mais de 1.500 sistemas telefônicos.
Cerca de oito mil pioneiros foram sinalizados em seus centros para guardar as urnas durante as eleições e, juntamente com membros da comunidade, testemunharão o processo de votação.
Os líderes sindicais em todos os municípios, explicou Gowen, realizaram visitas de casa em casa para atualização de dados, exortaram os eleitores a cumprir o mandato da constituição e apoiaram o treinamento de grupos de processamento de dados.
Resumindo, o secretário geral do CTC em Sancti Spiritus enfatizou que com participação e voto unido estaremos preservando o sistema político da Revolução, suas conquistas e mais de seis décadas de defesa de seu socialismo.
Aconteceu que se todos eles fossem eleitos, deixaria um parlamento 64% renovado, com representantes de quase todos os setores, 95,5% deles com um diploma universitário, mais da metade deles mulheres, e um em cada cinco legisladores com menos de 35 anos de idade.
jcm/rga/bm